quarta-feira, 1 de junho de 2011

Breve comentário sobre o Leviatã

 
HOBBES, Thomas – Da religião – Capitulo XII, in O Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil, Nova Cultural, 1988.


Hobbes nos aponta que somente no homem são encontrados sinais, ou frutos da religião, que esta semente consiste em alguma qualidade peculiar, ou em pelo menos algum grau desta qualidade, que não é encontrada em outras criaturas vivas.

O desejo dos homens de conhecer as causas dos corpos naturais, suas diversas virtudes e operações, faz como que tenham o reconhecimento de um Deus eterno, infinito, único e onipotente.

A crença em fantasmas, a ignorância das causas segundas, a devoção pelo que se teme e a aceitação de coisas acidentais como prognósticos, consiste a semente natural da religião. A qual desenvolveu-se em cerimônias tão variadas, devido as diferenças de imaginação, julgamento e paixão dos homens, de tal forma que cerimônias praticadas por um homem são em sua maior parte consideradas ridículas por outro.

Porém quando o próprio Deus, através de revelação sobrenatural, implantou a religião, nesse momento ele estabeleceu também para si um reino particular, e não ditou apenas leis relativas ao comportamento para consigo próprio, mas também de uns para com os outros. E dessa maneira no reino de Deus a política e as leis civis fazem parte da religião, não tendo portanto a distinção entre a dominação temporal e a espiritual.

Entre os pontos que a Igreja de Roma declarou necessários para a salvação existe um grande número que redunda em vantagem do Papa, e de seus súditos espirituais que residem nos territórios de outros príncipes cristãos, que se não fosse a recíproca emulação desses príncipes ele teriam podido, sem guerras nem perturbações, recusar toda autoridade exterior, tão facilmente como ela foi recusada pela Inglaterra.

Hobbes atribui todas as mudanças de religião do mundo a uma única causa, isto é a sacerdotes desprezíveis, isto não somente entre os católicos, mas também entre os protestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário