sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os Sentidos como Filtro da Realidade

                                 No mundo em que vivemos, apesar de grande parte da nossa comunicação se estabelecer por palavras (escritas ou faladas), os sentimentos são fatores fundamentais para nos comunicarmos com os outros e com nosso eu interior.

                                  Percebemos todas as coisas a nossa volta com o olhar, o olfato, a audição e o tato. Sabemos se algo é doce, amargo, azedo, quente ou frio através do tato e do paladar. Comunicamos muitas vezes nossos sentimentos com um olhar, um abraço ou um aperto de mãos.

                                   Temos um poderoso conjunto para sobrevivermos no mundo que nos cerca, composto pelos nossos sentidos que podem nos orientar inúmeras vezes por qual caminho seguir, e usamos somente um pequeno percentual deste nosso equipamento natural, preferindo muitas vezes confiar em máquinas para fazerem um trabalho para o qual somos mais do que capacitados.

                                     Porém, percebemos sempre só a realidade superficial e óbvia, deixamos de procurar entender um olhar ou um gesto simplesmente por comodidade, pois dá trabalho pensar ou olhar adiante para entendermos melhor a mensagem que se tenciona transmitir.

                                      Se a humanidade sobreviveu milhões de anos utilizando somente uma parte de suas qualidades naturais, é hora de começarmos a tentar aplicar na totalidade estas aptidões; pois quem sabe daqui a alguns milhares de anos todos não atinjamos um estado evolutivo onde os sentidos filtrarão a realidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário