quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Breves Comentários sobre o pensamento estratégico de Jomini e Clausewitz

Os primeiros textos científicos dedicados ao estudo da guerra e sua condução surgiram no século XIX, graças ao impacto das ciências no mundo ocidental e das guerras napoleônicas que trouxeram uma nova forma de fazer a guerra. Neste contexto surgiram as obras de Jomini e Clausewitz, fundadores do pensamento estratégico no ocidente.

Para Jomini, questões tais como: abastecimento, produção de armamentos ou de treinamento de tropas não são importantes; em sua proposta de estudo regras simples e objetivas, se seguidas, permitiriam levar a vitória. Sua base de análise eram as praticas desenvolvidas pelas guerras napoleônicas. A chave da guerra segundo o autor é a estratégia, que por sua vez é controlada por princípios científicos universais.

O método de Jomini compreendia as alternativas e formas de ofensiva, concentração de forcas e a seleção do ponto decisivo, que segundo ele trata-se do ponto culminante da guerra, no qual uma ofensiva garantiria a vitória. Em sua concepção, o mundo militar era um mundo à parte, não recebendo influências do mundo político. O autor não leva em consideração também o progresso técnico e os avanços científicos em seu modelo de guerra.

Por outro lado Clausewitz desenvolveu uma tentativa rigorosa de uma teoria da guerra amparada em conceitos filosóficos-científicos, concluindo que:
  • A guerra é um ato de força para dobrar o inimigo à nossa vontade.
  • As guerras são limitadas, ilimitadas, porém jamais absolutas.
  • Variáveis como duvida, desgaste, cansaço, medo, erros e acidentes são considerados como fatores de fricção que devem ser encarados como limitadores, sendo necessário a intermediação da política para a conclusão da guerra.
  • A guerra é um instrumento da política, só tendo sentido no mundo político.
  • O objetivo da guerra, para todos os lados, era desarmar o inimigo.
Para Clausewitz, a guerra é um jogo de incerteza e acaso, que faz com que os responsáveis por sua condução moderem o emprego da força evitando a chegada aos extremos da violência. A guerra é dominada por fatores morais e constituída por uma trindade composta por governo, força e povo.

Para o autor, o combate acontece primeiro de forma virtual, ou seja, os comandantes travam a batalha virtualmente para avaliar as possibilidades, podendo evitar resultados desfavoráveis. Em se tratando do combate real, a defesa possui vantagens sobre o ataque, pois esta só tem que manter posições, enquanto que o atacante, além de defender, tem que conquistar novas posições. O ataque possui um ponto culminante, que quando atingido, representa os limites do objetivo da guerra e seu prosseguimento além desse ponto coloca em risco tudo que se obteve até então.

Existem entre o pensamento de Clausewitz e de Jomini certas discrepâncias com relação a conceitos tais como estratégia, que para Jomini é a arte de fazer a guerra sobre o mapa, dividida em tática e grande tática que vem a ser a distribuição de tropas no campo de batalha de acordo com sua geografia. Já para Clausewitz a tática consiste em usar as forças no combate e estratégia é o uso dos combates para atingir os objetivos da guerra.

Pode-se ainda citar que para Clausewitz não existe uma ciência que garanta uma vitória na guerra, cabendo a condução da mesma ao critério de cada responsável pelos combates, enquanto que para Jomini, os princípios da guerra são eternos, universais e científicos que se cumpridos garantem a vitória.

Referências Bibliográficas

PROENÇA Jr., Domício, DINIZ, Eugênio & RAZA, Salvador G. Guia de Estudos Estratégicos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário